Patologias >

Baço e Apêndice

Apendicite

A apendicite é uma inflamação do apêndice, que ocasiona dor intensa no lado inferior direito do abdômen. Os principais sintomas da doença são vômitos, febre, enjoos, dor intensa e falta de apetite.

Localizado do lado direito da barriga, o apêndice tem ligação direta com o intestino e comumente inflama quando há entrada de fezes no seu interior, devido ao excesso de bactérias.

O tratamento da apendicite deve ser realizado por meio da remoção do apêndice, o mais rápido possível para evitar complicações, através de cirurgia indicada pelo médico.

Patologias cirúrgicas do baço

Imagem Baço

A cirurgia para retirada do baço (chamada esplenectomia) é indicada em alguns casos de trauma, em algumas doenças hematológicas, doenças oncológicas (muitas vezes para diagnóstico).

Ela é realizada na maior parte dos casos eletivos por via laparoscópica. No casos de traumas a via aberta ainda é mais utilizada.

Na preparação pré-operatória é importante realizar vacinação para proteção contra germes encapsulados como hemófilus, pneumococo e meningococo, até 2 semanas antes do procedimento. Nos casos de trauma, como não é possível haver esse planejamento, a vacinação é feita 4 semanas após a esplenectomia.

As complicações, raras, porém temidas envolvem sangramentos no intraoperatório principalmente, e nos casos de baços muito volumosos lesões de cauda pancreática com fístula associada. As complicações infecciosas pela retirada do baço são minimizadas com a vacinação.

Fonte: FBG.ORG

Experiência
que faz a diferença!

O Dr. José Antônio Guandalini Mendes é graduado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, concluída em 2011.
Na mesma instituição, realizou Residência Médica em Cirurgia Geral, com conclusão em 2013, e Residência Médica em Cirurgia do Aparelho Digestivo com atuação em Endoscopia Digestiva, concluída em 2015.

Veja o currículo completo do Dr. José Antonio