Procedimentos >

Videolaparoscopia

Imagem Vídeolaparoscópica

A cirurgia vídeolaparoscópica consiste na realização de pequenos orifícios na parede abdominal para insuflação de gás, passagem de câmera (ótica) e pinças cirúrgicas. A imagem da ótica é projetada em um monitor e o paciente é mantido em anestesia geral durante todo o procedimento.

O cirurgião, seus auxiliares, instrumentadores realizam cirurgia para retirada da vesícula biliar, retirada do apêndice cecal, hérnia de hiato, cirurgia bariátrica entre outras tantas.

A videolaparoscopia foi um grande marco na área cirúrgica por permitir recuperação mais rápida do paciente, menor dor no pós-operatório, menores complicações de feridas (como seroma, infecção), etc.

Em alguns casos não é possível ou torna-se difícil a realização desse tipo de via cirúrgica: instabilidade hemodinâmica, paciente com contra-indicação a anestesia geral, obstrução intestinal acentuada, hérnias abdominais e diafragmáticas extensas, peritonite difusa, massa abdominal volumosa, gravidez avançada, patologias cardiorrespiratórias debilitantes, etc...

 

Experiência
que faz a diferença!

O Dr. José Antônio Guandalini Mendes é graduado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, concluída em 2011.
Na mesma instituição, realizou Residência Médica em Cirurgia Geral, com conclusão em 2013, e Residência Médica em Cirurgia do Aparelho Digestivo com atuação em Endoscopia Digestiva, concluída em 2015.

Veja o currículo completo do Dr. José Antonio